dinamo

Uma associação dinâmica que não para de crescer

Começou numa conversa de café entre amigos de infância, e formalizou-se como associação juvenil em 2008. Contudo, foi em 2011 que mudou radicalmente de estratégia, criando um plano de 5 anos que está a decorrer neste momento.

 

A Dínamo é uma associação juvenil localizada em Sintra, que já conta com projectos de impacto real no âmbito da participação dos jovens. É a única entidade acreditada em Sintra para o Serviço de Voluntariado Europeu (SVE), permitindo que os jovens sintrenses vão para outros países e sejam acolhidos por outras associações, bem como jovens estrangeiros possam viver e trabalhar em Sintra. Mas, paralelamente, esta associação tem outros projectos que fazem parte da estratégia “Sintra também é Tua!”, delineada até 2016.

 

“Andamos no segundo, quase terceiro ano, de uma estratégia de cinco, e já há alguns resultados. Talvez o mais evidente seja a criação da Rede de Participação Juvenil de Sintra, que é um novo actor da participação juvenil ao nível do Concelho, e que visa juntar outros actores, como jovens, organizações e decisores políticos”, explica Matia, gestor de projectos da Dínamo. “Agora andamos numa nova fase que caminha para a formalização desta Rede, para lhe dar mais poder frente aos tais decisores, mas já houve outros resultados neste contexto, nomeadamente o 1º Encontro Municipal da Juventude, o Levantamento das Necessidades que daí saiu, uma Carta de Recomendações focada na participação juvenil, e também o processo das aprendizagens que os dois grupos impulsionadores desenvolveram”, acrescenta.

 

Para além destes resultados, criou-se ainda uma Bolsa de Formadores local na Dínamo, centrada nas questões da Educação para a Cidadania e Direitos Humanos. Esta associação juvenil é ainda reconhecida como um actor independente e com participação a nível político, em defesa dos interesses dos jovens sintrenses. Conta com voluntários entre os 15 e os 30 anos, e possui ainda uma incubadora de projectos, apoiando ideias como o MOVIEing, projecto de reflexão sobre diversos temas através do cinema, e o Mosaico, uma revista que pretende dar visibilidade às opiniões e interesses dos jovens.

 

Em março de 2014, a Dínamo recebeu a notícia de que o seu trabalho foi reconhecido a nível internacional. Esta associação foi um dos dois exemplos portugueses mencionados num estudo da Comissão Europeia no âmbito do Youth Work, que revelou alguns números do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e apontou a Dínamo como um caso de sucesso.