Exposição reflete sobre o papel das mulheres

Está patente até ao próximo dia 11 de março no MU.SA (Museu de Artes de Sintra) uma exposição da autoria da artista portuguesa, embora residente em Madrid, Linda de Sousa. Esta mostra tem o nome “Las Señoritas de La Montera” e inclui uma instalação de vídeo intitulada “A erótica da matéria”.

Presente no espaço Lab Arte desde 10 de janeiro, esta exposição pretende chamar a atenção para a utilização da mulher como objeto de prazer, transformando a visão do observador sobre as mulheres na sociedade atual. A artista quer contestar a condição feminina ao colocar o espectador numa posição incómoda e perturbadora, pois segundo as palavras do curador deste projeto, Tomás Paredes, a mulher atual é aparentemente livre, mas manipulada.

Esta exposição foi inspirada na rua La Montera, no centro de Madrid, que é conhecida por ser um espaço onde a prostituição é praticada com transparência. Nesse sentido, Linda trabalha com a transparência, letras, formas e pinturas que remetem para a invisibilidade do que acontece em frente aos nossos olhos e que passam a mensagem de que “a ocultação do comportamento torna-o mais vulnerável” e as consequências do que optamos por ignorar são frequentemente as mais graves.

Esta exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas e ao sábado e domingo das 14 às 20 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *