Aura Festival leva uma nova luz a Sintra

De 18 a 21 de agosto, a Vila de Sintra foi palco da segunda edição do Aura Festival, um evento noturno com o tema “Histórias da Noite” que criou um percurso com 22 pontos de interesse entre o MU.SA – Museu de Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira.

Durante cerca de dois quilómetros, os visitantes puderam observar documentários, cartografias emocionais e artes da luz, e ainda várias instalações e duas projeções de videomapping, que proporcionaram a turistas e habitantes um novo olhar sobre Sintra.

Vê aqui o resumo do percurso:

Destaque para o videomapping inicial, projetado no MU.SA – Museu de Artes de Sintra, que teve como título “Monte da Lua” e relatou a história de Cíntia, também conhecida por Xentra, Xintra ou Sintra. Esta obra foi criada por Gonçalo Andrade Pires, da VisionOnSet.

Vê o vídeo na íntegra aqui:

Ainda neste Museu, o ponto de partida do percurso, estavam à venda pequenos sticks de luz e o programa do evento, e foi ainda apresentado o documentário “Cartografias Emocionais II”, de Patrícia Freire e Samuel Roda Fernandes. Continuando o percurso pela Avenida Heliodoro Salgado, pôde-se observar uma instalação intitulada “Star Generation” e duas áreas da Ciência Viva, onde os mais novos puderam explorar algumas experiências científicas.

Na Vivenda Anna, um trabalho de Luiza Alvarez intitulado “La Vida Sigue” chamou a atenção dos visitantes para temas atuais e polémicos, como os refugiados, através de esculturas de luz.

Esculturas de Luiza Alvarez
Esculturas de Luiza Alvarez

Mas foi na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, também conhecida como Passeio da Correnteza, que muitos dos participantes se concentraram a observar e percorrer uma estrutura com o nome “A Gruta”, da autoria de Rethorica Studio.

A Gruta - Rethorica Studio
A Gruta – Rethorica Studio

Na Rua Dr. Alfredo Costa também se destacou uma instalação de Maria Rosa Hidalgo e Miguel Caballos intitulada “Lamparas de Raíz, Medusas y Caracolas”, e nos Paços do Concelho uma nova escultura de Luiza Alvarez.

 

Lamparas de Raíz, Medusas y Caracolas
Lamparas de Raíz, Medusas y Caracolas

 

 

Esculturas nas janelas dos Paços do Concelho
Esculturas nas janelas dos Paços do Concelho

 

Esculturas nos Paços do Concelho
Esculturas nos Paços do Concelho

Seguindo pela Volta do Duche, entre várias instalações, foi uma frase que mais captou a atenção dos visitantes:

 

We Are All Made From Stars And Magic
We Are All Made From Stars And Magic

 

Chegando ao Palácio Nacional de Sintra, uma nova projeção de videomapping aguardava os visitantes, já com metade da caminhada feita. Esta tinha como título “Canvas” e foi criada por Oscar&Gaspar.

Podes ver o vídeo na íntegra aqui:

Já na Quinta da Regaleira, com entrada junto ao Palácio, pôde observar-se a escultura “Cynthia”, de Rethorica Studio, e a instalação de luz “Gotas de Luz”, de Bruno Carvalho. Por fim, os visitantes assistiram a uma coreografia com fios de luz dos “Auranautas”, para encerrar o percurso.

Gotas de Luz
Gotas de Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *